19 de junho de 2010

Dica da Semana: Tapete de EVA (ou Tatame)



Quando o bebê aprende a rolar, ou mesmo a ficar de bruços, é um deus-nos-acuda. Qualquer coisa com mais de 5cm de altura já se torna perigoso, e ir no banheiro quando se está sozinha em casa é arriscado.
O Tapete Tatame (ou Tapete de EVA) serve para isso: um lugar seguro onde a criança pode começar a desbravar o mundo. Ele não é nem tão duro que machuque, nem tão mole que não dê firmeza, é perfeito.
Além do mais fica lindo! O meu virou parte da decoração -inexistente- da minha sala, todo colorido.

Para a fase de engatinhar é perfeito², pois evita da criança se machucar quando se desequilibrar ou a ralar os joelhos no piso. É só colocar uns brinquedos na volta que eles se entretem por um tempão (uns 30 minutos), e podemos fazer xixi tranqüilas (nem tanto, nem tanto).

O que é? É uma peça em um material chamado E.V.A. (Etil Vinil Acetato), uma borracha não tóxica. Ele é fabricado em vários tamanhos, dos bem pequenos aos enormes (que podem cobrir praticamente um ambiente inteiro).
Como faz? Os tapetes (ou tatames) vem com encaixe em forma de quebra-cabeça, o que permite unir vários sem precisar usar nenhum instrumento, além de possibilitar montar e desmontar conforme a necessidade.
Quanto custa? Depende muito (como tudo): se é liso ou enfeitado, pequeno ou grande, enfim. A unidade média custa por volta de R$16,54.
Onde encontrar? Em lojas especializadas em produtos infantis, mas na Internet existe vááários à venda.
Dicas:
  • Vale mais a pena comprar no tamanho médio, ou até pequeno, é mais fácil de adaptar aos ambientes.
  • Existem alguns no mercado com uma saliência, tipo relevo, não aconselho muito, eles acabam machucando os joelhos dos bebês, que são bem sensíveis.
Considerações: Eu comprei o meu quando ela completou 4 meses, se soubesse que era tudebom teria adquirido o meu antes. Os meus são peças de 51cmx51cm, lisas e sem saliências: primeiro fiz um quadrado com quatro, depois comprei mais quatro, depois mais três (eu sei, ficou estranho), para abranger um espaço considerável. Agora estou pensando em forrar a sala com eles, para ela poder sassaricar por aí.


Imagem retirada do site: curitiba.olx.com.br

Um comentário:

  1. Muito bacana a sua dica, uma loja boa para encontrar esses pisos emborrachados é na world toys, www.worldtoys.com.br Eles possuem uma grande variedade.
    Adorei o blog, abraços

    ResponderExcluir